A vermicompostagem é um tipo de compostagem na qual certas espécies de minhocas são utilizadas para melhorar o processo de conversão de resíduos orgânicos e produzir um melhor produto final. É um processo que utiliza microrganismos e minhocas que se alimentam dos resíduos orgânicos e os passam através de seu sistema digestivo.
De forma simples, o vermicomposto é um excremento de minhoca, chamado de fundição, que pode melhorar as propriedades biológicas, químicas e físicas do solo. Uma ampla gama de resíduos agrícolas, tais como palha, casca, folhas, caules, ervas daninhas, etc., pode ser convertida em vermicomposto. Outras matérias-primas potenciais para a produção de vermicomposto são resíduos animais como penas de aves, resíduos leiteiros, resíduos de processamento de alimentos, bagaço, etc.
O vermicomposto melhora o crescimento das plantas, aumenta a porosidade e a atividade microbiana no solo, e melhora a retenção e a aeração da água. O vermicomposto também beneficia o meio ambiente, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos e diminuindo a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários.
A produção de vermicomposto está aumentando em todo o mundo e está encontrando uso crescente no Brasil.
A TG Services oferece soluções em diversos projetos ambientais técnicos, como Consultoria e Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Orgânicos, Programas de Tratamento de Efluentes, Compostagem e Vermicompostagem.
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo (41) 3203-9462 ou pelo e-mail tgservices@tgservices.com.br.
#vermicompostagem #compostagem #minhoca #minhocas #tgservices